Iniciativa desenvolvida no PROEF-IFSULDEMINAS recebe selo do Programa Bicicleta Brasil.
Nesta terça-feira (15). o Ministério das Cidades do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 1.161, de 11 de outubro de 2024, homologando o resultado definitivo da habilitação do Prêmio Bicicleta Brasil. Entre os projetos selecionados está o "Bike Game – Brincando de Bicicleta na Educação Física", desenvolvido na Escola Municipal Professora Nair Gaspar de Rezende, em Juruaia , nos anos de 2023 e 2024, pelo professor de Educação Física Fagner José Passos.
O projeto "Bike Game" é uma iniciativa que integra a bicicleta em um projeto desenvolvido no âmbito do PIBID e da pesquisa do professor Fagner Passos no Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF-IFSULDEMINAS) sob coordenação do professor Arnaldo Leitão, promovendo não apenas a prática de atividade física, mas também o engajamento dos alunos por meio de estratégias de gamificação na relação com o meio ambiente, lazer, culturas lúdicas e educação. Essa proposta tem sido destaque em diferentes contextos educacionais e agora é reconhecida em âmbito nacional.
O “Bike Game”, que se destacou na categoria “Projetos, Planos, Programa e Urbanização”, utiliza a bicicleta como recurso pedagógico dentro das aulas de Educação Física. Além de incentivar o ato de pedalar, o projeto também promove o brincar e conscientiza os alunos sobre mobilidade urbana, trânsito, sustentabilidade e inclusão por meio de aulas gamificadas.
Ao todo, 76 iniciativas do Brasil foram habilitadas para receber o “Selo do Programa Bicicleta Brasil”, uma certificação nacional para os projetos que incentivam o uso da bicicleta e contribuem para a melhoria das condições de mobilidade urbana no país.
Agora, os documentos que comprovam a efetividade dos projetos serão avaliados em suas categorias por uma Comissão Especial, que fará a classificação final das iniciativas. O "Bike Game" é um exemplo de como a bicicleta pode ser integrada ao ambiente escolar, promovendo novas formas de aprendizado e engajamento dos alunos, além de fortalecer a cultura da bicicleta na comunidade.
O reconhecimento do projeto destaca o papel fundamental das escolas e dos professores no incentivo à mobilidade sustentável, evidenciando que a Educação Física pode ultrapassar o foco no esporte, conectando os alunos a questões sociais importantes, como o uso da bicicleta nas cidades.
Fonte: Fagner Passos e Arnaldo Leitão.
Redes Sociais