Projeto transforma estudantes em artistas gráficos e divulga literatura
Produzir e divulgar literatura em formato de quadrinhos: esse é o desafio assumido por estudantes do Campus Muzambinho que integram o projeto “Poesia em Tirinhas”. A iniciativa conta com a supervisão e orientação de um professor de Língua Portuguesa e reúne alunos que aprendem e se divertem produzindo para as redes sociais.
O projeto interdisciplinar nasceu em 2022 a partir de uma discussão proposta pelo professor Carlos Alexandre Molina Noccioli, que nos contou os objetivos da iniciativa:
“A ideia é apresentar Literatura não só para os alunos, mas para o público em geral. E mais, apresentar o gênero das tirinhas. Quanto aos alunos, o projeto não só lhes apresenta a literatura, mas também os estimula a criar seu próprio conteúdo literário e artístico, proporcionando uma experiência de aprendizagem prática e significativa” - explicou o docente.
A atividade requer uma relação entre diversas áreas do conhecimento, de disciplinas como o Design Gráfico, a partir da qual os estudantes aprendem sobre ferramentas de criação; a Informática de modo geral, em que desenvolvem habilidades para construção de interfaces digitais como sites e divulgação de material nas redes sociais; e a própria Literatura, base para a criação de conteúdo.
Esse contato com a disciplina estimula a leitura e a conexão dos estudantes com autores nacionais, como é o caso de Gabriely Julia de Oliveira, que tem até personagem inspirado em escritor consagrado.
“Já havia estudado nas aulas de literatura com o professor Fubá o autor Álvares de Azevedo, da segunda fase do Romantismo, uma literatura do século XIX. Então, pensamos em um personagem com falas mais próximas do cotidiano, citando poemas ou trechos adaptados das obras dele” - contou.
Breno Alves Garcia, outro dos estudantes que compõem o projeto, conta que encontrou inspiração nos versos de Carlos Drummond de Andrade. A referência pode ser encontrada nas tirinhas do personagem Kom Unik Assão.
“Já havia visto um pouco sobre todos os autores inseridos, mas a necessidade de um aprofundamento nas obras os trouxe mais pra perto - principalmente o Drummond, que foi meu centro de interesse dentre eles”.
PROCESSO CRIATIVO
Alguns dos estudantes envolvidos no projeto preferem os meios tradicionais de produção, como é o caso de Luiz Fernando Balbino.
“... escrevo com os versos separados em meu caderno de esboços, já pensando na disposição das tirinhas, daí em diante fico rabiscando com a lapiseira até sair alguma coisa, uso bastante a borracha no processo. Depois do rascunho, passo para uma folha específica para desenho e por fim contorno”.
Ainda assim, todos os estudantes recebem as mesmas orientações do professor Carlos Molina, que envia poesias de autores estudados em aula. O material então é analisado e debatido pela equipe durante as reuniões semanais. Depois dessas discussões, os estudantes partem para a adaptação do conteúdo e divulgação das tirinhas via instagram.
“Quando despertam interesse por textos autorais, faço textos, crio com eles. Do mais, adaptamos a literatura canônica, ou seja, aquela dos autores reconhecidos como mais importantes pela tradição literária. A partir disso, criamos narrativas e roteiros juntos, próprios para as tirinhas, unindo aspectos da linguagem visual e da linguagem literária”, revela o professor.
A estudante Sofia Caroline Cardoso Jacinto é outra das estudantes que compõem a equipe do Poesia em Tirinhas. Ela contou que também utiliza os tradicionais lápis e papel, mas prefere finalizar digitalmente seus trabalhos.
“Começo fazendo o rascunho em um papel, organizando onde vão ficar as falas, personagens, luz e sombra. Logo após envio para que o orientador me fale se tenho que mudar algo. Sendo aprovado, tiro uma foto do rascunho e passo para o digital [...]
Alguns dos estudantes comentaram que utilizam tablets ou computadores para finalizar seus trabalhos, mas Sofia nos mostrou que é possível produzir digitalmente com uma ferramenta conhecida do nosso dia a dia.
"...desenho pelo celular, mudo algumas coisas ao passar a limpo, pinto e finalizo. Em média, demoro de 1 a 3 horas por quadro”.
FORMAÇÃO HUMANA E IMPACTOS SOBRE A SOCIEDADE
Um dos primeiros integrantes do projeto, e também co-criador do personagem Otto Momento, o aluno João Vitor Caetano dos Santos conta como o projeto influenciou sua formação.
“... ter que desenhar sempre o mesmo personagem, com as mesmas características, mesmas cores e afins me ajudou a desenvolver meu estilo de desenho [...] No âmbito Profissional: ter prazos a cumprir, relatórios a preencher, postar as tirinhas no dia e hora certos, entre outras coisas, me fez aprimorar muito minha habilidade de organização, e administração do meu tempo”.
Além disso, João destacou a experiência dos eventos:
"Ver os meus desenhos expostos em um banner na feira do livro foi sem sombra de dúvidas uma das experiências mais legais que eu tive durante o ensino médio".
Já Gabriela Paludeto Guimarães, 18 anos, comentou que o projeto a colocou em contato com muitos autores, além dos que são discutidos em aula, e que trabalhar com esse material aprimorou sua interpretação e expressão artística.
Além disso, destacou a importância do projeto para a divulgação da literatura para diversas faixas etárias.
“A literatura sempre foi um tema muito importante para a formação do aluno como pessoa, e o projeto facilita a apreciação dela por um meio visual e mais atual, trazendo assim um certo interesse por parte dos adolescentes, além de poder ser apresentada a crianças mais novas [...] muitos conhecedores da literatura podem também se divertir tentando buscar as referências que colocamos em vários cantos do nosso Instagram, seja nos textos, nos quadros ilustrados, ou até mesmo em detalhes de cada um de nossos personagens.”
Para o Professor Carlos Molina, o projeto contribuiu não apenas para a formação acadêmica, mas humanística dos estudantes:
“Ao se envolverem ativamente na produção de tirinhas, os alunos desenvolvem habilidades de percepção textual, literária, poética, pensamento crítico, criatividade e expressão pessoal, além de aprimorarem sua compreensão e apreciação da literatura e da arte. Tudo faz parte do processo de amadurecimento”.
CONQUISTAS E EXPECTATIVAS
Ao longo dos meses, o projeto “Poesia em Tirinhas” acumulou uma série de conquistas, incluindo uma página de instagram com cerca de 800 seguidores, 50 tirinhas publicadas, a aprovação em um Edital Cultural e a participação em feiras e eventos, como a Feira do Livro de Muzambinho e a Feira de Ciência, Educação e Tecnologia.
Além disso, todos os integrantes demonstraram entusiasmo com a recepção calorosa que tiveram por parte do público.
“[...] creio que quando apresentei nos eventos onde o Poesia em Tirinhas participou, foi onde recebi os melhores feedbacks, já que, além dos elogios, posso ver o interesse no olhar de cada pessoa que parava para observar nossas ilustrações [...]” - Contou Gabriela Paludeto.
Breno Garcia relatou uma experiência similar:
“A reação dos meus colegas de sala sobre a minha arte me incentivou muito a continuar e melhorar o que produzo, me fez perceber que todo o esforço é, de alguma forma, apreciado” - finalizou.
De acordo com o mentor do Projeto, o Professor Carlos “Fubá” Molina, esses resultados são fruto da dedicação com seriedade dos alunos e do desenvolvimento do interesse pela literatura. Pensando mais longe, a expectativa é envolver ainda mais alunos no projeto, atrair parceiros e levantar o debate sobre questões como a justiça social e a conscientização da comunidade.
Como projeto de extensão, o trabalho pode focar mais ainda na promoção e na divulgação da literatura por meio de tirinhas, uma iniciativa que busca não apenas fomentar o interesse pela leitura, mas também tornar a literatura acessível a públicos diversificados, especialmente àqueles que podem estar distantes do hábito de ler.
Para o Professor Carlos, as tirinhas podem ser uma abordagem inovadora que responde a uma necessidade clara de adaptação aos novos meios de consumo de conteúdo, onde a brevidade e o visual ganham cada vez mais espaço. Além de tudo isso, considera que é recompensador poder acompanhar a evolução dos estudantes.
“O momento mais gratificante foi ver o entusiasmo e a criatividade dos alunos florescerem à medida que se envolviam com o projeto. Ver o impacto positivo que o projeto teve em suas vidas, aumentando o interesse pela literatura e pelo design gráfico, foi verdadeiramente recompensador e validou todo o nosso trabalho.
Mas, de verdade, o mais bacana mesmo é olhar tudo isso e perceber: temos uma equipe! Somos uma equipe de pessoas pensando, criando e se ocupando disso. Tenho muito orgulho de estar entre eles!” - finalizou.
SAIBA MAIS:
Oportunidades para seleção de novos bolsistas do projeto serão eventualmente publicadas através do site do Campus Muzambinho - guia editais (clique aqui).
Já os interessados em participar como membros voluntários poderão entrar em contato diretamente com os membros do Poesia em Tirinhas.
Para acessar o acervo de tirinhas, visite as redes sociais do grupo:
INSTAGRAM: @poesia_em_tirinhas
TIKTOK: Poesia em Tirinhas
Texto: Cláudio Vieira e Carlos Molina
Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho
Algumas das Tirinhas:
Redes Sociais