Curso Técnico em Enfermagem cria redes sociais para promoção de ações de saúde
Com a pandemia da COVID-19 e a suspensão das práticas em campo, surgiu a ideia de construção de mídias digitais para divulgação de infográficos, podcast e vídeos com temas voltados para educação e promoção em saúde.
Esse material está sendo criado na disciplina Projeto Integrador, que, segundo a professora organizadora, Natércia Taveira Carvalhaes Dias, "visa sistematizar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o desenvolvimento do curso técnico em enfermagem, como também, oferecer vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais, desenvolvendo projetos integrados, organizados e estruturados entre as disciplinas e professores com aplicação prática na comunidade".
Ainda segundo a professora, na disciplina, "alunos e professores encontraram soluções e desafios colaborativos, incluindo a tecnologia como forma de explorar seus potencias, conhecimentos e reinventar o processo de ensino-aprendizagem pautados pela ciência e tecnologia, a fim de disseminar para a sociedade informações de promoção e educação em saúde, de forma segura, influenciando o comportamento, a forma de agir e pensar dos indivíduos".
As criações dos alunos estão sendo disponibilizadas nas redes sociais do curso técnico em enfermagem e podem ser acessas através dos links:
O processo de criação
Para a construção das mídias digitais, alunos e professores do curso passaram até o momento por três capacitações com o apoio da equipe da ASCOM do Campus Muzambinho.
- Visão Geral e dicas para criação de Folders, Podcast e Vídeos.
- Construção de Infográfico - CANVA.
- Podcast e Mídias digitais.
Segundo o aluno Cremilson Silva, que também é monitor voluntário da disciplina, "realizar ações voltadas a sociedade em um período tão crítico como o que vivemos é muito gratificante. Saber que através da disciplina Projeto Integrador, podemos contribuir mesmo que minimamente com a proteção e com a aprendizagem da comunidade, é muito incrível. Devido ao cenário pandêmico, estas ações estão sendo realizadas virtualmente, e a gratidão é imensa mesmo não estando em contato fisicamente com a comunidade, é bom saber que estamos devolvendo a população um pouco daquilo que adquirimos na Instituição".
Os alunos foram divididos em grupos junto a um professor orientador e um professor mediador responsável pela disciplina. Os eixos temáticos e os temas geradores para construção das mídias digitais foram:
1. Materno Infantil: O impacto da pandemia na gestação.
2. Promoção da Saúde: Saúde Mental em tempos de isolamento social.
3. Educação em Saúde: Práticas de educação em saúde para adolescentes em tempos de COVID-19.
4. Urgência e Emergência: Intoxicação exógena na infância: primeiros socorros e profilaxia.
5. Práticas em Enfermagem: Práticas seguras na administração de medicamentos via endovenosa.
6. Enfermagem Perioperatória: Cirurgias eletivas em tempos de COVID-19.
A professora Natércia ressalta ainda que "a disciplina projeto integrador, trouxe maior integração entre alunos e professores do curso técnico de enfermagem, possibilitou trocas de ideias, experiências, vivências e práticas profissionais entre todos os membros do curso. Nos fez reinventar a forma de agir e pensar enquanto docentes e alunos, nos tirando da zona de conforto do modelo tradicional de ensino- aprendizagem para um novo pensar em educação em saúde, através da construção de mídias digitais, com o uso de diversas ferramentas tecnológicas e redes sociais para disseminar informações de promoção a saúde, pautados no conhecimento e na ciência."
Aprenda mais sobre a construção de infográficos:
https://www.canva.com/pt_br/criar/infografico/
Redes Sociais