Seleção de projetos locais - IF Mais Empreendedor/ resultado final
A instituição selecionará até sete projetos
- Edital 62/2021: Resultado final - publicado em 22/04/2021
- Resultado parcial- publicado em 19/04/2021
- Link para dúvidas - Live às 19h do dia 08/04
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), por meio das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), de Extensão (PROEX) e de Ensino (PROEN), torna pública a seleção de projetos internos para comporem o Programa IF Mais Empreendedor Nacional, egida pelo edital 62/2021.
Podem ser submetidos projetos elaborados por estudantes e servidores docentes (efetivos ou substitutos) e/ou técnicos administrativos do IFSULDEMINAS, com ações de extensão tecnológica voltadas ao atendimento, apoio e orientação a micro e pequenos empresários e aos empreendedores individuais que foram afetados negativamente pela Pandemia da COVID- 19, desde que possuam cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) e que estejam localizados na região do sul de Minas.
Inscrição e documentação
O período de inscrição é de 05 a 16 de abril. Cada servidor poderá apresentar apenas uma proposta de trabalho e deverá realizar o cadastro da proposta de projeto no sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa e Extensão (GPPEX), por meio deste link, e anexar:
a) Proposta de Projeto (anexo I);
b) Declaração de estar quite com o IFSULDEMINAS em projetos anteriores (anexo V);
c)Termo de Compromisso assinado pelo(a) Coordenador(a) da proposta (anexo VI); e
d) Termo de Anuência do Diretor Geral do Campus (anexo VII).
Propostas
O coordenador de equipe é responsável pela elaboração do projeto, seguindo o modelo constante no ANEXO I. Cada projeto deverá atender, pelo menos, cinco empreendimentos, os quais deverão ser informados posteriormente ao processo de seleção, por meio de termo de adesão (ANEXO II). Os projetos poderão ser realizados separadamente por unidade/campi dentro do IFSULDEMINAS ou de forma conjunta (intercampi).
Seleção
As propostas submetidas a este edital serão avaliadas por uma Banca de Seleção, designada pelo IFSULDEMINAS. Serão selecionados até sete projetos, entre os oito campi do IFSULDEMINAS, segundo critérios de clareza, relevância e pertinência do objetivo; adequação metodológica; metas e indicadores; impacto social; articulação entre ensino, pesquisa e extensão; e mérito e relevância.
Recursos Financeiros
Cada projeto será contemplado com recursos financeiros, que serão geridos pela FADEMA, destinados única e exclusivamente aos pagamentos das bolsas mensais às equipes executoras, conforme tabela abaixo.
Função | Quantidade | Valor de cada bolsa (mensal) | Carga horária semanal | Meses | Valor Total |
Coordenador de equipe | 1 | R$ 1.050,00 | 7 | 6 | R$ 6.300,00 |
Estudantes | 6 | R$ 400,00 | 20 | 6 | R$ 14.400,00 |
*Valores em conformidade com a tabela do CNPq |
Será permitido aos integrantes das equipes dos projetos, receberem bolsas de fomento referentes a outros projetos de pesquisa/extensão/inovação, desde que tais projetos tenham objetivos distintos ao previsto neste edital e que a execução das atividades previstas nos outros projetos não inviabilize a execução da proposta apoiada por este edital. E ainda que esses outros projetos não tenham objeção a acúmulo de bolsas.
Equipes
Cada equipe executora dos projetos deverá ser constituída por, no máximo, um servidor e seis estudantes regularmente matriculados na instituição em qualquer curso, de qualquer nível (técnico, graduação, pós-graduação), tanto presenciais quanto na modalidade de educação a distância. É obrigatório que, pelo menos, um dos estudantes seja do ensino técnico, de qualquer nível (integrado, concomitante ou subsequente). Os estudantes deverão ser selecionados pela Coordenação de Equipe, via processo público de seleção aberto à toda instituição.
Interposição de recursos
Recursos deverão ser enviados em modelo próprio (ANEXO VIII), devidamente assinado, para o e- mail: proex@ifsuldeminas.edu.br, contendo como título "Recurso para o Edital 62/2021".
Atividades
Em razão das orientações para o distanciamento social, as atividades que demandam reuniões, conversas e/ou apresentação de materiais/informações deverão ser realizadas de forma remota, evitando-se a presencialidade. Para isso, serão disponibilizados dois sistemas para a operacionalização do Programa: o Ambiente Virtual do Programa (espaço virtual de interação entre todos os integrantes do programa) e o Sistema CONVENIAR (sistema de gestão de projetos). Haverá treinamento dos envolvidos que operarão os sistemas.
Cronograma
Atividades | Data |
Período de inscrições | 05/04 a 16/04/2021 |
Divulgação do resultado parcial | 19/04/2021 |
Recurso quanto ao resultado parcial | 20/04/2021 |
Divulgação do resultado do recurso contra o resultado parcial |
22/04/2021 |
Divulgação do resultado final | 22/04/2021 |
Prazo de envio de documentos e planos de trabalho dos bolsistas e servidores para o Coordenador Institucional |
03/05 a |
Prazo de envio do termo dos empreendedorespara o coordenador Institucional |
03/05 a |
Abertura do Programa | 07/06/2021 |
Período de ambientação e treinamento | 08 a 11/06/2021 |
Relatório parcial | 13/09/2021 |
Relatório final | 13/12/2021 |
Redes Sociais