Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > Edital - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Início do conteúdo da página
Mestrado

Edital - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Publicado: Sexta, 22 de Março de 2019, 09h47 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2019, 19h17

Interessados poderão se inscrever entre os dias 25/03 e 11/04

O Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) torna público o Edital 69/2019 para preenchimento das vagas destinadas ao Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ingresso no segundo semestre de 2019. O curso é totalmente gratuito, tem como sede o Campus Machado, e é voltado aos candidatos, direta ou indiretamente, ligados à área de alimentos. Tem como proposta formar profissionais, em nível de mestrado, aptos a solucionarem problemas relativos ao sistema produtivo e que tenham visão empreendedora na área, visando à inserção e à valorização no mundo do trabalho.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 25 de março e 11 de abril deste ano, por meio do endereço eletrônico: https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/inscricao. Os candidatos deverão imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) referente à taxa no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) e pagá-la em qualquer agência bancária do Banco do Brasil até a data impressa na guia. Esse é o único custo para ingresso na instituição. O resultado da homologação das inscrições será divulgado no portal do Vestibular, até 06 de maio. Após a homologação, o candidato deverá imprimir o Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), por meio do sistema, acessando a opção “Acompanhe sua inscrição”.

Vagas

Serão selecionados 10 candidatos para a modalidade Aluno Regular distribuídos nas linhas de pesquisa do curso e em conformidade com a disponibilidade dos orientadores de cada linha (Anexo II). Serão disponibilizadas cinco vagas para linha de pesquisa 1 e cinco vagas para a linha de pesquisa 2.

Haverá a reserva de 20% das vagas para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas ou pessoa com deficiência, o que equivale a uma vaga para a linha de pesquisa 1 e uma vaga para a linha de pesquisa 2. No ato da inscrição, o candidato deverá optar se concorrerá à reserva de vaga aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas ou à pessoa com deficiência ou se concorrerá às vagas de ampla concorrência.

Sobre o curso

As linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos são: Inovação e Desenvolvimento de Produtos Alimentícios e Gestão da Qualidade na Cadeia Produtiva de Alimentos (detalhadas no Anexo I). Todos os candidatos deverão ser portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Candidato concluinte de curso de graduação poderá participar do processo seletivo, entretanto para efetivar a matrícula deverá apresentar o diploma ou o certificado de conclusão.

As aulas terão início no dia 02 de agosto de 2019 e serão ministradas às sextas-feiras nos turnos matutino, vespertino e noturno. Ocasionalmente, poderão ocorrer aos sábados no período matutino. Para a integralização do curso é necessário o cumprimento de no mínimo 48 créditos. A orientação e o desenvolvimento da dissertação devem ser agendados, posteriormente, com o orientador. O prazo para conclusão do curso é de no máximo dois anos.

Processo de seleção

O processo seletivo contará com três etapas descritas a seguir:

Etapas

Descrição das etapas

Pontuação

Prova objetiva (conhecimento específico e língua inglesa)

50,0

Entrevista

20,0

Currículo

30,0

Total geral de pontos

100,0

A primeira etapa consistirá em prova objetiva de conhecimentos específicos e de língua inglesa (interpretação de texto), de caráter classificatória e eliminatória:

Prova Objetiva

Pontos por questão

Total de pontos

20 questões de conhecimentos específicos*

2,0

40,0

10 questões de língua inglesa

1,0

10,0

Total geral de pontos

50,0

A prova objetiva será realizada em 24 de maio de 2019, das 14h às 16h30, no Núcleo de Alimentos, no Setor III, do Campus Machado (Rodovia Machado/Paraguaçú, Km 3, Bairro Santo Antônio, Machado/MG – CEP 37.750-000). Em hipótese alguma haverá segunda chamada da prova objetiva. O candidato deverá chegar 30 minutos antes do horário previsto, horário de Brasília, para o início das atividades, munido de caneta esferográfica azul ou preta. A prova terá duração máxima de duas horas e 30 minutos e não será permitida consulta a qualquer publicação impressa ou digital. O gabarito da prova objetiva será divulgado a partir de 21 de maio de 2019.

Serão classificados para a segunda etapa apenas os candidatos com melhor desempenho na primeira fase. Essa segunda etapa valerá 20 pontos e terá caráter classificatório e eliminatório. Os candidatos serão entrevistados por uma banca composta por no mínimo dois docentes do PPGCTA ou convidados, segundo os critérios: maturidade do candidato, capacidade de comunicação, articulação de ideias e equilíbrio emocional; experiência profissional e em pesquisa; argumentação em torno da linha de pesquisa escolhida.

Os horários, dias e local das entrevistas serão disponibilizados no site portal.ifsuldeminas.edu.br/vestibular, a partir de 10 de junho de 2019 e a entrevista ocorrerá a partir de 13 de junho de 2019, conforme o número de candidatos aptos para a etapa. A terceira etapa consistirá da análise do currículo, de caráter classificatório e eliminatório, com valor máximo de 30 pontos. Os candidatos deverão preencher um currículo com dados pessoais, número de inscrição, listando apenas as atividades que serão pontuadas (Anexo IV). A documentação comprobatória deve ser anexada ao currículo impresso na ordem de preenchimento.

A publicação das notas das etapas, a ordem de classificação e o resultado final serão divulgados no endereço eletrônico portal.ifsuldeminas.edu.br/vestibular, de acordo com o cronograma. O prazo para interposição de recursos seguirá o cronograma, sendo que em hipótese nenhuma serão recebidos recursos após estes períodos. A interposição de recursos deverá ser realizada por e-mail (mestrado.alimentos@ifsuldeminas.edu.br), conforme item 9 do edital.

Cronograma

ATIVIDADES

DATAS

Inscrição

25 de março a 11 de abril

Pagamento da inscrição

Até 12 de abril

Resultado dos pedidos de atendimento

A partir de 23 de abril

Recurso contra o resultado dos pedidos de aten- dimento

Um dia útil após a divulgação do resultado dos pedidos de atendimento

Resultado final dos pedidos de atendimento

Um dia útil após a divulgação do recurso contra o  resultado dos pedidos de atendi- mento

Homologação dos inscritos e liberação do CDI

Até 06 de maio

Recurso da homologação

Um dia útil após a divulgação da homologação dos inscritos

Resultado da reconsideração da homologação das inscrições

Até 10 de maio

Prova objetiva e entrega do currículo

24 de maio

Divulgação do gabarito

A partir de 27 de maio

Recurso da prova (questões e gabaritos)

Um dia útil após a divulgação do gabarito

Gabarito após recurso

Três dias após o recurso da prova

Divulgação das notas da prova objetiva

A partir de 03 de junho

Recurso da divulgação das notas

Um dia útil após a divulgação das notas da

prova objetiva

Resultado final da prova objetiva

Um dia útil após o recurso da divulgação das notas

Divulgação das notas da análise do currículo

A partir de 10 de junho

Recurso da divulgação das notas da análise de currículo

Um dia útil após a divulgação das notas

Divulgação dos horários das entrevistas

A partir de 10 de junho

Entrevistas

A partir de 13 de junho

Divulgação dos resultados do recurso da análise de currículo e publicação das notas das entrevis-

tas

A partir de 19 de junho

Recurso das notas da entrevista

Um dia útil após a publicação das notas

Divulgação dos resultados do recurso das notas das entrevistas e Resultado final

Dois dias úteis após o recurso das notas

Início das aulas

02 de agosto

Texto: Ascom - IFSULDEMINAS - Campus Machado

Data: 20/03/2019

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página