Participação de estudantes em eventos acadêmicos, científicos e tecnológicos
Publicado edital para participação de estudantes em eventos acadêmicos, científicos e tecnológicos
Os estudantes dos cursos técnicos e de graduação presenciais do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) podem solicitar, a partir do dia 07 de janeiro de 2019 até o dia 01 de novembro de 2019, auxílio para participação em eventos acadêmicos, científicos e tecnológicos de abrangência regional, nacional ou internacional para o ano de 2019. Publicado por meio da Pró-Reitoria de Ensino, o edital disponibiliza informações e normas para inscrição dos estudantes e conta com valor de R$100.000,00 para execução ao longo do ano.
Auxílios
O Evact é composto pelo Auxílio Inscrição e Auxílio Despesa. O estudante poderá recebê-los de forma separada ou cumulativa. O Auxílio Inscrição é destinado ao ressarcimento parcial do valor pago pela inscrição no evento, solicitado mediante envio do comprovante de pagamento e será calculado da seguinte forma:
Para eventos nacionais - Evact Nacional: ressarcimento de 30% do valor pago na inscrição, limitado ao valor máximo de R$200,00;
Para eventos internacionais - Evact Internacional: ressarcimento de 50% do valor pago na inscrição, limitado ao valor máximo de R$500,00.
O Auxílio Despesa é destinado ao ressarcimento, ainda que parcial, dos valores gastos pelo estudante com alimentação, deslocamento e hospedagem, destinados a garantir sua participação no evento. O cálculo do Auxílio Despesa levará em consideração: a forma de participação no evento com ou sem apresentação de trabalho; a distância entre o campus do estudante e a cidade de realização do evento; e a participação do solicitante em editais do Programa de Auxílio Estudantil do IFSULDEMINAS no ano de 2019, de acordo com Anexo I.
Como solicitar o Auxílio EVACT
→ 1º Passo: Ler o edital;
→ 2º Passo: Preencher o formulário eletrônico para pedir o auxílio, clique aqui;
→ 3º Passo: Enviar a documentação digitalizada para o e-mail: evact.proen@ifsuldeminas.edu.br com até 20 dias de antecedência do evento.
Para solicitar o auxílio EVACT, o estudante deverá preencher o formulário eletrônico e enviar a documentação por e-mail até o dia 1º de novembro de 2018. O deferimento será informado por e-mail ao solicitante no endereço eletrônico indicado na documentação. Os eventos que ocorrerem até 28 de fevereiro de 2018 poderão ser solicitados até esta mesma data, sendo dispensado de cumprir o prazo de 20 dias de antecedência.
A documentação deverá ser digitalizada e enviada para o e-mail evact.proen@ifsuldeminas.edu.br:
- Ficha de solicitação preenchida e assinada (Anexo II);
- Cópia do comprovante de pagamento da inscrição do evento;
- Comprovante de aceitação do trabalho no evento, no caso de apresentação de trabalho;
- Autorização dos pais ou responsável (Anexo III), para solicitantes menores de 18 anos;
- Cópia do documento oficial do responsável, com foto, para solicitantes menores de 18 anos;
Quanto ao pagamento do auxílio, o solicitante deve ser, obrigatoriamente, o único titular da conta a ser creditado o valor do auxílio.
Para fins de concessão do auxílio, serão considerados eventos acadêmicos, científicos ou tecnológicos: Congressos, seminários, palestras, simpósios, painéis, fóruns, conferências, jornadas, colóquios, minicursos, cursos de extensão, cursos de férias e outros eventos de finalidade acadêmica, científica ou tecnológica que, obrigatoriamente, emitam certificado ao final da participação no evento; e olimpíadas do conhecimento, competições acadêmicas, científicas ou tecnológicas.
Demais solicitações para eventos que não estejam descritos no Edital serão submetidas à análise da Coordenação de Acompanhamento ao Educando, mediante justificativa do solicitante e aval do professor coordenador do curso. Competições artísticas, culturais e esportivas serão contempladas por edital específico do IFSULDEMINAS. O prazo para solicitação de Auxílio Evact é de no mínimo 20 dias de antecedência da data do início do evento. Solicitações para eventos que ocorrerão no mês de janeiro de 2019 não precisarão respeitar o prazo de 20 dias de antecedência da data do início do evento.
Cada solicitante poderá ser contemplado da seguinte forma:
- Uma concessão para eventos em território nacional (Evact Nacional);
- Uma concessão por nível de curso (técnico ou graduação) para eventos fora do Brasil (Evact Internacional), exclusivamente para apresentação de trabalhos, mediante aceite e concedido apenas ao autor principal.
Resultados
O deferimento ou indeferimento será informado ao solicitante via e-mail, por meio do endereço eletrônico informado no formulário de inscrição. Ao solicitante interessado em recorrer da decisão da Coordenação, será concedido o prazo de até dois dias úteis para interposição de recurso. O solicitante apenas terá sua decisão revista se cumprir o prazo estabelecido e preencher o formulário eletrônico. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail evact.proen@ifsuldeminas.edu.br ou atendidas pelo telefone (35) 3449-6191.
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
03/01/2019
Redes Sociais