Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Semana de acolhimento e planejamento debate o protagonismo dos servidores
Início do conteúdo da página

Semana de acolhimento e planejamento debate o protagonismo dos servidores

Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 10h42 | Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 10h50

Neste ano, a semana de acolhimento e planejamento, considerada um marco para o ano letivo, aconteceu entre os dias 5 e 9 de fevereiro. O evento contou com diversas atividades, incluindo recepção, debates e oficinas pedagógicas, atendendo a um público bastante heterogêneo, composto por docentes, colaboradores terceirizados e servidores Técnico-Administrativos. 9Q6A9473

O tema escolhido para este semestre foi "Ser Servidor Público 5.0: O novo servidor público nos dias atuais". Os debates abordaram a atuação do servidor público em um cenário de amplo desenvolvimento tecnológico, mas que se caracteriza especialmente pelo protagonismo do ser humano.

Ao comentar a iniciativa, o Diretor de Ensino - Professor Hugo Baldan Júnior - explicou que se trata de uma oportunidade de formação e preparação para o ano que se inicia, e salientou que foram abordados dois eixos fundamentais: A forma de avaliação e a utilização da inteligência artificial em sala de aula. 

Recepção

O primeiro dia da recepção teve início por volta das 08h, no poliesportivo do campus, onde a comunidade se reuniu, inicialmente, para participar de um café de integração, oportunidade em que puderam rever os colegas e conversar sobre o ano que se inicia.

9Q6A9466Além disso, ao acessar o local do evento, os presentes foram surpreendidos com um painel preenchido por centenas de cartões personalizados, cada qual com a respectiva data de ingresso de um servidor; a proposta era de que os servidores encontrassem o próprio cartão, rememorando o próprio ingresso nesta instituição. O verso do cartão continha o nome do respectivo servidor, além de uma pequena cartela de gomas de mascar.

Na sequência, os presentes se acomodaram para a recepção, que foi conduzida pela Coordenadora Geral de Ensino, Giovanna Carvas, e contou com falas dos quatro diretores do campus Muzambinho, sendo eles o professor (1) Renato Aparecido de Souza, Diretor-Geral; (2) Zélia Dias, Diretora de Administração e Planejamento; (3) Hugo Baldan Jr, Diretor de Ensino e (4) Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Diretora de Desenvolvimento Educacional.

Na sequência, houve apresentação do Reitor, Professor Cléber Ávila Barbosa, que além de recepcionar a comunidade, apresentou retrospectiva das ações da reitoria e as expectativas do IFSULDEMINAS para o ano que se inicia.

No mesmo dia, houve palestra ministrada pelo Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Clayton Silva Mendes, que abordou o tema “Servidor 5.0”. Na sequência, os presentes se deslocaram para o mirante entre os prédios da Biologia e Medicina Veterinária, onde houve um coffebreak, apresentação de novos produtos alimentícios desenvolvidos pela equipe do refeitório. Por fim, os presentes acompanharam depoimentos de professores e estudantes sobre o último ano letivo e as expectativas para o ano que se inicia.

Reunião com a Direção do Campus

9Q6A9987A terça-feira (6) foi dedicada à Reunião com a Diretoria do Campus Muzambinho, e na ocasião foram debatidas as perspectivas de cada uma das quatro pastas, ou seja, (1) Diretoria-Geral, (2) De Ensino, (3) De Administração e Planejamento e (4) De Desenvolvimento Educacional.

O cronograma de atividades foi retomado no período da tarde, a partir das 13 horas, com agenda da coordenações de curso e professores para organização de suas demandas institucionais.

OFICINAS

O dia seguinte, quarta-feira, contou com uma oficina pedagógica intitulada “Avaliação da/para a aprendizagem: quais caminhos estamos trilhando?”, ministrada pelo Prof. Mateus José dos Santos. 

9Q6A0094O Diretor de Ensino, Hugo Baldan Junior, que acompanhou de perto a atividade, demonstrou entusiasmo acerca do tema:
“Foi muito interessante a presença do palestrante Mateus José dos Santos e também dos nossos professores, discutindo e refletindo sobre essa importante ação docente em relação aos nossos estudantes. Como avaliar? O que avaliar? “ - Avaliou. 

A semana contou ainda com uma oficina pedagógica dedicada à Inteligência Artificial, seu uso e implicações no contexto de sala de aula, em especial para os docentes, e que foi conduzida por outro docente convidado, o facilitador Sidney Pires Martins.

9Q6A0344Intitulada “Inteligência Artificial e as repercussões na prática docente”, a atividade aconteceu no auditório do prédio pedagógico H. 

Um dos professores que estiveram presentes foi Diego Saqui, do curso de Ciência da Computação. Ele demonstrou interesse neste tema em específico, pois acredita que a o uso da inteligência artificial ainda é um tópico que pode ser amplamente debatido. 

“ [...] O momento é oportuno e necessário para tais discussões visto que o assunto está no contexto de nosso dia-a-dia. Penso que o palestrante Sidney apresentou e abordou muito bem o tema, de forma dinâmica e mostrando bastante domínio no campo, contribuindo para nossa formação com um assunto tão atual”.

Reflexão sobre as atividades

Ao refletir sobre as atividades e tópicos abordados ao longo da semana, o Diretor Hugo Baldan Junior (Ensino) comentou suas expectativas de que os servidores compreendam um pouco melhor a importância do protagonismo no serviço público, bem como o uso das tecnologias em favor dessa premissa.9Q6A9621

“Com isso, colocamos nossos docentes “antenados” com o que há de mais novo em termos educacionais".

"Assim, precisamos nos capacitar e utilizar, enquanto servidores, as novas tecnologias em nosso favor. Assim, nossos professores estão sendo capacitados neste sentido para que nos aproximemos cada vez mais do nosso objetivo: Ser servidores e instituição de ensino 5.0, aliando tecnologia e a capacidade de relação interpessoal, com a inteligência emocional e estabelecimento de conexões para que nossos estudantes sejam formados para atuação na sociedade” - Declarou o Diretor. 

Usha Vashist, docente que também participou das atividades da semana do acolhimento e planejamento, também descreveu a importância de atividades como estas. Segundo ela, os temas foram bem escolhidos, pois a avaliação educacional é um tópico cotidiano dos professores e que demanda bastante debate, ao passo que a inteligência artificial é fundamental para desenvolvimento do corpo docente.

9Q6A0369"Foram apresentadas novas tecnologias para facilitar nosso trabalho docente, incrementar nossas aulas e, como o colega que ministrou a oficina disse, essas tecnologias não são superiores às humanidades, mas podem potencializar nosso trabalho, e dessa forma conversarmos melhor com essa geração atual, que é uma geração que já nasceu nesse universo com muita inteligência artificial no cotidiano deles" - declarou a professora Usha. 

Ariana Vieira Silva, docente que também participou ativamente das atividades, resumiu suas impressões acerca da semana de acolhimento e planejamento deste ano de 2024.

“No início da semana, pudemos ter uma maior transparência das ações da reitoria, bem como da gestão do campus, além das atividades motivacionais e integrativas realizadas. As oficinas ministradas aos docentes foram de grande importância tanto para capacitação quanto para as avaliações [...] bem como a aplicabilidade das ferramentas de inteligência artificial em nosso favor, seja na elaboração de materiais ou na conferência dos materiais (trabalhos, seminários, revisões de literatura) que recebemos de nossos estudantes” - finalizou.

Texto: Cláudio Vieira da Silva (ASCOM)
Fotos: Fernando, Gabriela, Karina e Ana Flávia 
Direção de conteúdo: Lucienne Granato

RECEPCAO 2

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página