Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Servidor do Campus Muzambinho publica Artigo em Revista Internacional
Início do conteúdo da página

Servidor do Campus Muzambinho publica Artigo em Revista Internacional

Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2023, 13h36 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 13h36

9Q6A9519O Servidor, em colaboração técnica, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática Alencar Coelho da Silva, teve o artigo Objetivos formativos presentes em Teses e Dissertações relacionadas com a Educação CTS defendidas no Brasil entre 2010 e 2019 publicado, em Abril de 2023 na Revista Indagatio Didactica Revista Internacional Indexada com Qualis classificação A3 RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal).

Sendo o artigo publicado na Seção de Desenvolvimento Curricular e Didática (DCD) em edição especial da Revista - https://proa.ua.pt/index.php/id - que apresenta uma coletânea de artigos elaborados por participantes no VIII Seminário Ibero-Americano CTS (SIACTS), onde descrevem os resultados de atividades investigativas em instituições acadêmicas em países ibero-americanos.

A Revista Indagatio Didactica constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), cuja missão é “produzir conhecimento capaz de contribuir para a formação de cidadãos capazes e críticos e para a criação de um mundo melhor” (CIDTFF, 2020).

A pesquisa publicada, recorte de uma pesquisa mais ampla, busca suprir a carência de estudos bibliográficos em Ensino de Ciências notadamente na vertente Educação CTS. O objetivo principal do estudo foi identificar e caracterizar quais são os objetivos formativos relacionados à Educação CTS presentes nas Teses e Dissertações defendidas no Brasil entre 2010 e 2019 o estudo envolveu um conjunto expressivo de 860 Teses e Dissertações que integram o acervo localizado no Catálogo da CAPES, com o tema desta pesquisa justificada na medida em que os objetivos formativos constituem o cerne do trabalho docente e dos processos de formação de professores. Os resultados da pesquisa apontam que a Educação CTS pode contribuir para o aperfeiçoamento da educação científica brasileira, favorecendo a articulação das diferentes dimensões analisadas nas atividades educacionais.

O autor deixa um profundo agradecimento a Instituição IFSULDEMINAS por ter dado as condições necessárias para a implementação da pesquisa.
Confira a publicação clicando em https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/32225/22021

Texto: Alencar Coelho da Silva
Foto: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em:
Fim do conteúdo da página