Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Comissão Própria de Avaliação (CPA) inicia avaliação institucional
Início do conteúdo da página

Comissão Própria de Avaliação (CPA) inicia avaliação institucional

Publicado: Sexta, 19 de Maio de 2023, 15h33 | Última atualização em Segunda, 22 de Maio de 2023, 09h37

CPA 2Esta etapa é para os campi e acontece de 22 a 26 de maio. 

A Comissão Própria de Avaliação Institucional realizará no período 22 a 26 de maio, a etapa 1 do processo de avaliação Institucional para o ano de 2023, que ocorrerá em 4 etapas, conforme cronograma.

Responda com atenção! A participação é voluntária, mas extremamente importante. Após a coleta dos dados, eles são compilados e analisados, considerando o comparativo entre os segmentos participantes.

As avaliações serão feitas via formulário eletrônico, cujo link será enviado pela CPA a todos os servidores e alunos.

Cronograma

Confira  o cronograma de aplicações (questionário único):

Quesito

Período

Dimensões

(1, 2 e 3)

todos os campi

22 a 26 de maio 

Próximas dimensões 

todos os campi

a definir 

As avaliações serão feitas via formulário, cujo link será enviado pela CPA a todos os servidores e alunos.

Entenda como funciona a CPA

A Comissão Própria de Avaliação é estruturada em comissões locais, uma em cada campi que possua curso superior, e uma comissão institucional. Cada comissão local é composta por:

- 02 representantes docentes e 01 suplente;
- 02 representantes técnico-administrativos e 01 suplente;
- 01 representante discente e 01 suplente;
- 01 representante da sociedade civil com 01 suplente.
Já a comissão institucional é composta pelos coordenadores das comissões locais e por um representante do segmento discente, além de um representante da sociedade civil. Por meio deste instrumento, são avaliadas diversas dimensões da instituição, o que possibilita a implantação de melhorias a partir da participação da comunidade acadêmica.

Metodologia

Quanto à metodologia, a CPA elabora questionários para os três segmentos da comunidade acadêmica:
1º - Docentes,
2º - Técnicos administrativos;
3º - Discentes.

Esses questionários são disponibilizados no e-mail institucional , podendo ser acessados e respondidos por alunos e servidores de todos os campi do Instituto Federla do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Periodicamente, os instrumentos são revisados para atender às demandas da instituição da melhor forma possível.

Mobilização: campi e Reitoria

Para motivar a participação na pesquisa, é feito um processo de mobilização nos campi e na Reitoria, coordenado pela comissão central e organizado pelas comissões locais. Uma ampla divulgação da avaliação é realizada. Após a coleta, os dados são compilados e analisados, considerando-se o comparativo entre os três segmentos participantes em cada questão, bem como as dimensões estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A CPA pode utilizar, além do questionário, relatórios, dados e informações institucionais para realizar a autoavaliação institucional.

O que é avaliado pela CPA?

O que é avaliado pela CPA?

Ela avalia as 10 dimensões do SINAES, que são:

1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional

2. Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão

3. Responsabilidade Social

4. Comunicação com a Sociedade

5. Políticas de Pessoal

6. Organização e Gestão da Instituição

7. Infraestrutura Física

8. Planejamento e Avaliação

9. Políticas de Atendimento ao Estudante

10. Sustentabilidade Financeira

Etapas

Nesta perspectiva, o processo de autoavaliação das atividades de ensino, pesquisa, extensão, planejamento e gestão no IFSULDEMINAS é norteado pelas etapas:

- Planejamento;
- Sensibilização;
- Questionário;
- Coleta e análise de dados;
- Apresentação dos resultados;
- Plano de ação e melhorias;
- Retorno à comunidade acadêmica;
- Relatório de autoavaliação e publicidade.

Desta forma, essa ação tem o intuito de conscientizar alunos e servidores da importância da autoavaliação, mostrando que é possível através dos resultados atender as demandas da comunidade acadêmica.

registrado em:
Fim do conteúdo da página