Semana de acolhimento marca início do segundo semestre letivo
Durante a semana de 17 a 21 de agosto, os alunos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho participaram de diversos meets organizados por profissionais ligados aos setores de apoio ao ensino, com o suporte das Diretorias de Desenvolvimento Educacional (DDE) e de Ensino (DEN), do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e da Assessoria de Comunicação (ASCOM).
O evento teve como objetivo acolher os alunos durante essa primeira semana do segundo semestre de 2020 no qual as aulas serão ministradas remotamente, seguindo as orientações do Ministério da Saúde para controle da COVID - 19.
1º DIA
O primeiro encontro virtual dos alunos foi com a direção do Campus, ocasião utilizada pelo diretor-geral, Renato Aparecido de Souza, para ressaltar que IFSULDEMINAS se tornou uma referência no Brasil pelas estratégias utilizadas no ensino durante a pandemia. O diretor também disse que, nesse segundo semestre, pretende utilizar as experiência exitosas do início do ano, assim como ajustar os eventuais equívocos, com objetivo de aprimorar ainda mais as ações do Campus.
Também particpou desse meet a Diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder que destacou que "a organização das atividades buscou considerar os comentários, sugestões e dificuldades pontuadas pelos alunos durante as rodas de conversa da Gestão com Estudantes, bem como as colocações informadas no Formulário de Avaliação do Processo de Ensino Remoto, ambos ocorridos em Julho de 2020".
O Diretor de Ensino, Marcos Roberto Cândido, explicou também que, com o início das atividades escolares no dia 24 de agosto, é possível que o período letivo extenda-se até o início de 2021. Segundo ele, essa foi uma decisão tomada pela reitoria, através da Pró-reitoria de Ensino e do Colégio de Dirigentes, com objetivo de garantir tempo suficiente para aulas práticas, laboratoriais e execução de estágios adequadamente.
Segundo o Coordenador Geral de Ensino, Hugo Baldan Junior, nesse segundo semestre serão aprimorados alguns processos, especialmente no que tange aos docentes, com o objetivo de melhorar tais atuações e de elavancar ações que tragam melhor capacidade de aprendizagem aos estudantes no ensino remoto.
Esse meet contou ainda com a tradução em libras, feita em tempo real, pelo servidor Juliano Gustavo Vieira Strabeli.
No dia 17, os estudantes ainda puderam participar de um meet sobre "Os estudantes como protagonistas". Para a A Coordenadora Geral de Assistência ao Educando, Clélia Mara Tardelli, essa foi uma ação de fortalecimento das representações estudantis e contou com a participação do Técnico em Assuntos Estudantis do Campus de Poços de Caldas, Rafael Martins Neves, que fez um breve resgate histórico acerca da importância dos movimentos estudantis. Atuou como facilitador do meet, o Assistente de alunos, Danilo Castro, que aproveitou o momento para criar grupos de trabalho juntos aos discentes.
2º DIA
No dia 18 foi realizado um bate-papo com psicólogos, assistentes sociais, pedagoga, técnicos de informática, assistentes de alunos, nutricionista e profissionais de enfermagem do Campus. Segundo a Psicóloga, Grasiane Cristina da Silva, na ocasião os profissionais falaram sobre a dinâmica de empréstimo de notebooks e mudanças no procedimento de reposição de atividades perdidas.
O Psicólogo, Túlio Trevisan, ressaltou que "a ação também contou com a participação de técnicos de informática da equipe do NTI, que trouxeram informações sobre as ferramentas digitais utilizadas no ensino remoto e ficaram à disposição para tirar dúvidas dos estudantes. As equipes da CGAE e SOE expuseram as ações que vem sendo realizadas para os alunos, como a abertura do novo edital do Programa Auxílio Estudantil, o canal de Escuta Terapêutica, canal de Orientação Nutricional, informações sobre medidas de prevenção do COVID-19 e planejamento do protocolo para o momento de retorno das atividades presenciais, sobre os auxílios para internet e empréstimo de computadores, dentre outros".
A conversa com os estudantes dos cursos técnicos integrados aconteceu às 15h e às 19h foi a vez dos estudantes dos cursos técnicos subsequentes e superiores, buscando oferecer condições para que estudantes de todos os turnos pudessem participar.
Para Túlio "ações como essa são importantes para que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer os serviços e auxílios oferecidos pelo Campus, que estão à disposição dos mesmos para dar-lhes suporte durante seus estudos".
3º DIA
A quarta-feira teve contou com um meet conduzido pela pedagoga, Giovanna Carvas, e pela psicóloga, Grasiane Silva. Segundo as profissionais, cerca de 65 estudantes participaram do evento que tratou de temas como rotina de estudo; benefícios de incorporar a prática de estudos na rotina diária; gerenciamento de tempo; autoconhecimento e autogerenciamento: enquanto pessoa e enquanto estudante; e aplicativos e recursos para gerenciamento de tempo.
Segundo Giovanna, "no encontro foi possível dialogar com os estudantes sobre as principais questões que envolvem a criação de uma rotina de estudos que atenda as necessidades atuais. Usamos um brainstorn para levantar as principais dificuldades encontradas por eles e, a partir disso, discutimos sobre as estratégias especificas que podem ser utilizadas para superá-las".
A noite o psicólogo da CGAE, Túlio Trevisan, trabalhou o tema perseverança com estudantes do ensino superior e subsequente. Tal momento se repetiu na tarde de quinta-feira, com estudantes do ensino integrado.
4º DIA
Promovido nos dias 19 e 20, o debate mediado pelo psicólogo Túlio tratou da perseverança como fator crucial para o sucesso. Para o psicólogo, "em meio aos inúmeros desafios e mudanças impostos pela pandemia do coronavírus, como a adaptação ao ensino remoto emergencial, uma habilidade que vem sendo bastante exigida de nós é a determinação, que é a capacidade de mantermos nossos interesses e esforços aplicados em objetivos de longo prazo.
Túlio disse ainda que "o objetivo da ação era compartilhar com os estudantes resultados de pesquisas científicas do campo da Psicologia que podem ser aplicados em suas vidas, potencializando seu desenvolvimento pessoal e acadêmico".
Já a noite de quinta-feira contou com uma live do SELCA - Setor de Esporte, Lazer, Cultura e Artes do Campus, chamada MEXA-SE. Transmitida pelo canal de Youtube do Campus, a live foi de uma aula de dança muito divertida, ministrada pelo profissional de educação física Alam Macedo.
5º DIA
O último de da semana de acolhimento contou ainda com um meet mediado pela pedagoga, Giovanna Carvas, e pela psicóloga, Grasiane Silva, direcionada para alunos do terceiro ano dos cursos técnicos integrados. Nesse encontro foram debatidas questões como sonhos, expectativas, planejamento e futuro; incertezas frente a realidade atual; importância de reajustar as necessidades e ações diante das circunstancias; projetos de vida e orientação profissional.
Giovana ressaltou que tal ação "contou com a participação de três estudantes dos cursos técnicos Integrados, um de cada curso, sendo: Maria Eduarda Miranda (AlimC ); André Tossani (Agro L) e Danilo Inácio de Castro (Info G). Iniciamos com perguntas geradoras respondidas por esses três estudantes e, na sequência, os demais puderam participar. A interação no grupo possibilitou o debate de várias questões relativas ao projeto de vida pessoal e profissional de cada um nos levando a refletir sobre a importância de planejar e reajustar nossas expectativas afim de alcançar o que desejamos. Ao final a psicóloga Grasiane apresentou a proposta já em construção de encontros para se discutir especificamente “Projeto de Vida e Orientação Profissional”, com intenção de realização ainda neste semestre".
A semana de acolhimento encerrou com um meet sobre Transformação digital e reações, mediado por Tânia Gonçalves, com participação do Psicólogo Túlio Trevisan. Esse evento teve como público alvo os alunos dos cursos integrados e superiores.
Tânia disse que o meet teve como proposta "uma orientação e diálogo com os discentes sobre as mudanças que ocorreram historicamente envolvendo a indústria e as transformações no mundo do trabalho, seus impactos no ensino na era globalizada. Como desafios apresentei o mundo em transformação, a evolução da tecnologia, a explosão do conhecimento, a globalização e a cultura digital. Ainda discutimos a busca da resolução de problemas advindos na nova era da Pandemia e a acessibilidade como inclusão social.
Ela ainda citou que visando "demonstrar às pessoas no centro das transformações digitais apresentei o que são os Smart Creatives e o perfil das novas lideranças. Após a apresentação do contexto os discentes tiveram espaço para relatar suas reações perante as mudanças sobre a forma de aprendizagem para o ensino remoto".
Redes Sociais