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IFSULDEMINAS realiza primeira edição do evento Hackathon

Publicado: Sexta, 03 de Maio de 2019, 10h10 | Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2019, 10h13

Estudantes e servidores desenvolverão soluções relacionadas à produção de software e o uso da tecnologia da informação e comunicação

- Edital 92/2019

postO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), lança o desafio Hackathon IFSULDEMINAS. O objetivo é estimular estudantes e servidores dos campi a desenvolverem soluções criativas e inovadoras relacionadas à produção de softwares e o uso da tecnologia da informação e comunicação que envolvam ideias, produtos e soluções inovadoras, alinhadas com o compromisso social, sustentável, que preserve a ética no relacionamento com a comunidade.

Esta será a primeira edição do Hackathon, sendo selecionado o melhor protótipo ou produto de software que apresentar a solução mais eficaz e segura, de acordo com os critérios estabelecidos pela comissão organizadora do evento.

Requisitos

Estarão aptos, para se inscrever e competir, servidores do quadro funcional efetivo do IFSULDEMINAS e discentes regularmente matriculados no primeiro semestre de 2019, nos cursos técnicos ou graduação do IFSULDEMINAS. As equipes podem ser formadas com um número máximo de três alunos de qualquer curso técnico ou graduação e um servidor que coordenará a equipe.

No total, o evento admitirá no máximo 12 equipes, com limite máximo de inscritos de 48 participantes. As equipes que se apresentarem no evento com participantes sem matrícula regular no IFSULDEMINAS, e/ou que não preencherem corretamente os requisitos para inscrição, ou que desrespeitarem o regulamento serão automaticamente desclassificadas.

Vagas

Será disponibilizada uma vaga de equipe para cada campus. Se um ou mais campi deixar de se inscrever no prazo estipulado, as vagas ociosas poderão ser ocupadas por equipes de outros campi, desde que não ultrapasse, ao todo, o limite máximo de 12. As equipes serão classificadas e admitidas por ordem de data e hora de inscrição, serão considerados a hora e os minutos em que a inscrição foi efetivada, de acordo com o registro no sistema de inscrição.

Inscrições

As inscrições são gratuitias e poderão ser realizadas até o dia 31 de maio, por meio de formulário eletrônico. Cada equipe deverá possuir um nome que a identifique. Elas terão 30 horas ininterruptas para criar, inovar, gerenciar uma ideia inovadora, planejar, levantar requisitos, validar, implementar, gerenciar o projeto, testar, e apresentar o protótipo ou produto de software (apresentar um MVP – Produto Mínimo Viável), de acordo com os critérios que serão disponibilizados no dia 15 de junho. As atividades terão início a partir das 8h do dia 15 de junho (sábado) e término às 14h de 16 de junho (domingo).

As tecnologias para o desenvolvimento do protótipo ou produto de software poderão ser escolhidas livremente. Entende-se por tecnologias para o desenvolvimento de software: processos de software, metodologias para gerenciamento de projetos de software, paradigmas de linguagens de programação, linguagens para modelagem de software, métodos para testes de softwares, linguagens de programação, banco de dados, Integrated Development Environment (IDE), editores de códigos, ferramentas para testes automatizados de software, frameworks, serviços e ferramentas disponibilizadas em nuvem públicas e ou privadas, entre outros.

Premiações

Serão premiados os cinco melhores projetos desenvolvidos durante o evento. A comissão organizadora julgará conforme os critérios estabelecidos: aplicabilidade, criatividade, inovação, usabilidade, segurança, dentre outros. Mais detalhes sobre os critérios de julgamento dos projetos serão divulgados no dia 15 de junho, a partir das 8h.

A comissão organizadora do Hackathon fará o acompanhamento do andamento do projeto, durante o desenvolvimento do mesmo. Será concedida uma Premiação Principal para a equipe que se classificar em primeiro lugar e outros conforme descrição nos itens a seguir:

- Bolsa no valor de R$ 400,00 mensais para alunos de cursos superiores; de R$ 200,00 mensais para estudantes de cursos técnicos subsequentes e de R$ 100,00 mensais para discentes de cursos técnicos integrados ao ensino médio, durante três meses, para cada um dos participantes da equipe vencedora, classificada em primeiro lugar;

- Certificado de participação para todos integrantes de todas as equipes;

- Medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito para as cinco primeiras equipes classificadas. A quarta e quinta equipes classificadas receberão medalhas de honra ao mérito;

- Caso o protótipo ou produto de software vencedor, classificado em primeiro lugar, apresente potencial para criação de startup, condição esta que será analisada e decidida pela comissão organizadora, e a equipe vencedora tenha interesse em evoluir o protótipo ou produto, poderá ser contemplada com a pré-incubação e dar continuidade com o processo de desenvolvimento;

- As bolsas somente serão disponibilizadas para os membros da equipe vencedora classificada em primeiro lugar, diante da elaboração e envio de projeto de pesquisa a ser elaborado nos moldes do modelo Iniciação Científica (IC), disponibilizado no Anexo I do edital. O envio deverá ocorrer no máximo até às 23h59, do dia 21 de junho de 2019, via endereço eletrônico: pppi@ifsuldeminas.edu.br. Até 30 dias após o término das bolsas, deverá ser entregue um relatório final.

Recursos

A equipe poderá recorrer à organização caso julgue que seu time tenha sido prejudicado durante a competição. Qualquer recurso deverá ser enviado à comissão organizadora, no prazo máximo de uma hora, a contar da divulgação do resultado. A organização decidirá sobre o caso. Um recurso deve estar baseado em uma ou mais das circunstâncias a seguir: violação de uma regra, má conduta de um time ou da administração do concurso com intenção de prejudicar. As decisões da comissão organizadora serão finais. Não cabe recurso quanto a julgamento de problemas. Qualquer dúvida a respeito das regras deverá ser encaminhada para o e-mail pppi@ifsuldeminas.edu.br.

Cronograma

Período das inscrições e envio do Anexo I 30/04 a 31/05/2019
Homologação das inscrições 04/06/2019
Disponibilização dos critérios 15/06/2019
Data do evento 15 e 16/06/2019
Envio do projeto para a equipe classificada até 21/06/2019
Envio de relatório final do projeto até 21/10/2019

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
02/05/2019

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