Divulgado resultado da Seleção de Propostas de Programa Institucional
- Edital 178/2020: Resultado da seleção - publicado em 29/06/2022
Inscrições abertas para o Programa "Expedição IFSULDEMINAS"
Cronograma é retificado e propostas de ações voltadas à comunidade podem ser enviadas até 27 de junho
- Link para a página do edital 178/2020
Estão abertas as inscrições para submissão de propostas no “Expedição IFSULDEMINAS”. Trata-se de um programa idealizado pela Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) que busca proporcionar o diálogo entre a Instituição e as comunidades locais. Com tudo, promove a integração social com a participação voluntária dos estudantes e servidores do Instituto com as comunidades da região, a fim de buscar soluções que contribuam com o desenvolvimento sustentável local e ampliem o bem-estar da população.
Objetivo
Este edital tem por objetivo selecionar projetos de extensão a serem realizados em comunidades do Sul de Minas Gerais. Para participar, as equipes devem ser coordenadas por um servidor efetivo ou docente substituto do IFSULDEMINAS ou instituições parceiras e conter mais um servidor efetivo como suplente da coordenação. Quanto à participação dos alunos, a equipe deve ter oito discentes, obrigatoriamente com 18 anos ou mais, devidamente matriculados em qualquer curso do Instituto.
As atividades deverão abranger as seguintes áreas temáticas
- Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação e Saúde;
- Comunicação; Meio Ambiente; Trabalho; Tecnologia e Produção.
Por meio dessas linhas temática, as ações deverão contribuir para com o desenvolvimento regional das comunidades atendidas e, as práticas, direcionadas para um público capaz de reproduzi-las e multiplicá-las, de forma que se tornem permanentes. As propostas devem conter ações para serem executadas em sete dias, compreendendo o período de 25 a 29 de julho de 2022.
Submissão das propostas
Os interessados poderão submeter projetos até o dia 22 de junho. Desta forma, para efetivar a inscrição é preciso seguir os seguintes passos:
01º. estar cadastrado na plataforma Gestão de Projetos de Pesquisa e Extensão (GPPEx).
Obs.: Caso o Proponente (servidor efetivo ou docente substituto do IFSULDEMINAS ou das instituições de ensino parceiras) não seja cadastrado na plataforma, o memso deverá procurar pelo Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) de seu campus (ou órgão correspondente) ou ainda, a Pró-reitoria de Extensão (PROEX).
02º. cadastrar o projeto na plataforma GPPEx e anexar os seguinte documentos:
03º. submeter o projeto a esse edital no GPPEx (seguindo as instruções contidas no próprio sistema). Vale lembrar que todos os arquivos enviados deverão ser anexados em PDF e, preferencialmente, em um único arquivo.
Requisitos para proponente/orientador de proposta
Sobre as propostas
As propostas de trabalho serão desenvolvidas nas cidades de Andrelândia, Areado,Dom Viçoso, Elói Mendes; Esmeraldas; Fama, Monte Santo de Minas e Silvianópolis. Todas as cidades receberão as equipes entre 11 a 15 de julho de 2022. As demandas de cada uma das cidades estão contidas no anexo V deste edital. Assim, cada cidade que receber projetos do programa fornecerá às equipes: alojamento; alimentação; transporte, dentro do município, necessário para a realização dos trabalhos e; apoio na execução dos trabalhos.
Já a Pró-reitoria de Extensão custeará diárias para os dois servidores de cada equipe aprovada para realização das visitas precursoras na cidade onde a ação acontecerá confome cronograma e item 11 deste edital. Os campi de origem de cada proposta deverá fornecer materiais e equipamentos necessários à execução das atividades de cada proposta selecionada cabendo ao proponente analisar essa disponibilidade junto aos órgãos responsáveis em seu campus.
Seleção
O número de propostas aprovadas dependerá da capacidade de recebimento das equipes pelos municípios parceiros. Dessa forma, cada proponente poderá elencar, em ordem de interesse, até cinco cidades para onde deseja concorrer. As propostas classificadas deverão obter, da banca avaliadora, nota final mínima de 60 pontos. As demais que tenham obtido nota mínima de 60 pontos, mas que não tenham sido contempladas por excederem a quantidade máxima de propostas por eixo e por cidade, poderão ser selecionadas posteriormente, se novas prefeituras aderirem ao projeto ou poderão ser remanejadas para outras cidades que optaram concorrer.
Infomações sobre o Processo de Seleção das Propostas os candidatos/proponentes poderão conferir detalhadamente no item 15 edital.
Distribuição de pontos
Itens do projeto | Distribuição de pontos |
Originalidade | 05 |
Ações vinculadas à sustentabilidade | 20 |
Referencial Teórico | 05 |
Indicadores de resultados e metas
|
15
|
Capacidade de proporcionar à comunidade a continuidade das
|
15
|
Metodologia aplicada aos resultados | 15 |
Mérito e relevância do projeto | 25 |
Total | 100 |
Visitas precursoras
As visitas precursoras acontecerão entre os dias 11/07/2022 a 15/07/2022 e serão feitas por cada coordenador e seu vice-coordenador ao município para o qual sua proposta foi selecionada. Nessas visitas serão analisadas as condições reais de execução da proposta em questão: alojamentos, alimentação, transporte, infraestrutura das localidades onde as ações serão executadas, dentre outros. Após as visitas, o coordenador poderá fazer alterações na proposta de projeto adequando-a à realidade analisada no município e postando-a novamente no GPPEx.
Encontro de acolhida
No dia 24 de julho, às 9h, no campus Machado, acontecerá o Encontro de Acolhida onde as equipes apresentarão suas propostas de atividades e a partir daí farão o deslocamento para as cidades para início das atividades. Nesse encontro todos os coordenadores, vice coordenadores e discentes terão oportunidade de interagir com as demais equipes e receber orientações sobre a execução das atividades.
Cronograma
Evento | Período/Data |
Data de inscrições | 07/06 a 22/06/2022 |
Resultado Final | 27/06/2022 |
Videoconferência de orientação de coordenadores | 28/06/2022 - 9h30 |
Videoconferência de orientação dos estudantes | 28/06/2022 - 15h00 |
Reuniões virtuais (coordenações e cidades) para apresentação das propostas | 29/06 até 08/07/2022 |
Visita(s) precursora(s) às cidades | 11/07 a 15/07/2022 |
Entrega da versão final do projeto aprovado | até 22/07/2022 |
Encontro de Acolhida no Campus Machado | 24/07/2022 - 9h00 |
Execução das propostas aprovadas | 25/07 a 29/07/2022 |
Entrega de Relatório Final dos projetos (no GPPEx) | até 02/09/2022 |
Obs.: as informações contidas nesta notícia não excluem a necessidade de ler atentamente o edital
|
Sobre o Projeto
O Programa Institucional de Extensão “Expedição IFSULDEMINAS” tem implementado ações junto às populações de várias cidades do Sul de Minas Gerais. O programa começou em 2016 e desde então, 46 equipes participaram da ação e percorreram por 24 cidades diferentes, totalizando mais de 16 mil km. No total, mais de 400 alunos e 80 servidores participaram do movemento e com isso, atenderam a mais de 40 mil pessoas (direta e indiretamente).
Durante uma semana das férias de julho os estudantes e servidores do Instituto Federal vão para os municípios parceiros realizar ações voluntárias, buscando soluções que contribuam para a melhoria de vida das pessoas e para o desenvolvimento sustentável local. Assim, pretende-se ampliar o bem-estar das comunidades na melhoria da saúde, do saneamento básico e da geração de renda, socializando conhecimento, capacitando e qualificando a população em diversas áreas como: educação, saúde, meio ambiente, agropecuária, cultura, direitos humanos, dentre outras.
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
Publicado em: 09/06/2022
Redes Sociais