Para ingressantes em março/2020 e para alunos selecionados no Edital 42/2020
- Acesse a página do Edital 42/2020
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) comunica que, devido aos riscos de contaminação por Coronavírus (COVID- 19), não será aberto Edital do Programa Auxílio Estudantil para os estudantes matriculado no mês de março de 2020. A abertura de novo edital para identificação e seleção de estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ocorrerá no retorno das atividades presenciais.
Além disso, o IFSULDEMINAS comunica que os alunos que tiveram deferimento de auxílio estudantil pelo Edital 42/2020, deverão apresentar o Termo de Compromisso com os dados bancários e comprovante (cópia do cartão ou comprovante de abertura da conta) por meio do envio desses documentos por e-mail para o endereço eletrônico do seu campus, conforme lista abaixo.
- Três Corações: assistenciaestudantil.trescoracoes@ifsuldeminas.edu.br
Os estudantes que não possuem conta bancária (podendo ser na modalidade corrente ou poupança) em seu nome e que não conseguirem realizar abertura da conta até a data limite de entrega do Termo de Compromisso (08/04), deverão aguardar o fim da quarentena devido à pandemia do coronavírus (COVID-19), para regularização da situação.
Conforme informado na RETIFICAÇÃO 2 do Edital 42/2020, no retorno das atividades presenciais, os estudantes deverão apresentar o comprovante de abertura da conta no Setor de Serviço Social do seu campus. Ressalta-se que será realizado o pagamento retroativo.
Data: 02/04/2020
- Edital 42/2020: retificação 2
Foi divulgado nesta quarta-fera, 25/03, pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-reitoria de Ensino (ProEN), retificação no cronograma do edital 42/2020, que trata do recurso e das etapas de seleção, tendo em vista a Portaria 438/2020 do IFSULDEMINAS que altera a realização das atividades acadêmicas na instituição, devido aos riscos de contaminação por Coronavírus disease 20019 (COVID19).
Entrevistas, Recursos e Termo de Compromisso
Nesse momento não haverá entrevistas. O recurso e o Termo de Compromisso deverão ser enviados obrigatoriamente por e-mail e os documentos, anexados, deverão estar nas extensões PDF ou JPG. Desta forma, foi criado um e-mail para cada campus:
Campus | |
Campus Avançado Carmo de Minas | assistencia.estudantil@ifsuldeminas.edu.br |
Campus Inconfidentes | auxilioestudantil.inconfidentes@ifsuldeminas.edu.br |
Campus Machado | auxilioestudantil.machado@ifsuldeminas.edu.br |
Campus Muzambinho | auxilio.estudantil@muz.ifsuldeminas.edu.br |
Campus Passos | auxilioestudantil.passos@ifsuldeminas.edu.br |
Campus Poços de Caldas | auxilioestudantil.pocos@ifsuldeminas.edu.br |
Campus Pouso Aleger | assistenciaestudantil.pousoalegre@ifsuldeminas.edu.br |
Campus Avançado Três Corações | assistenciaestudantil.trescoracoes@ifsuldeminas.edu.br |
Recursos
O prazo para envio dos recursos é do dia 25 a 30/03/2020 e o requerente deverá colocar no assunto do e-mail os seguintes dizeres:
- RECURSO 2ª ETAPA - CAMPUS (NOME DO CAMPUS) - EDITAL 042/2020”.
O Formulário de Recurso é obrigatório e é gerado no Sistema Auxílio Estudantil. Especificamente este momento, o formulário poderá ser enviado sem assinatura.
Termo de Compromisso
Desta forma, após o resultado dos recursos, nos casos de deferimento, o estudante deverá baixar o Termo de Compromisso no Sistema Auxílio Estudantil, e junto, enviar uma cópia do cartão bancário, formato PDF e JPG, para o email do Auxílio Estudantil para o seu campus. No assunto do e-mail deverá mencionar:
TERMO DE COMPROMISSO - Edital 42/2020- Campus (NOME DO CAMPUS);
O Termo de Compromisso poderá ser enviado por e-mail sem assinatura e, assim que as aulas presenciais retornarem, deverá ser entregue o documento impresso e devidamente assinado.
Etapas |
Prazos |
Análise de recurso 2ª etapa
|
27/03 a 03/04/2020
|
Prazo para recursos
|
25 a 30/03/2020
|
Resultado final
|
06/04/2020
|
Envio dos termos bancários e do termo de compromisso
|
até 08/04/2020
|
Impressão do termo de copromisso Informamos aos estudantes que tenham impresso o termo de compromisso antes da publicação desta retificação deverão reimprimi-lo, uma vez que a data constante no item 11 figurava incorretamente e foi corrigida. |
Mais informações podem ser acessadas na página do Auxílio Estudantil, no portal do IFSULDEMINAS.
Atualizado em 25/03/2020
Cronograma é divulgado pelo IFSULDEMINAS
- Edital 42/2020: retificação 1
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da PróReitoria de Ensino (ProEN), publicou nesta sexta-feira, 13/03, a retificação que altera o cronograma do edital 42/2020.
Atualizado em 13/03/2020
COMUNICADO
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) comunica que os estudantes ingressantes no primeiro semestre de 2020, que realizaram suas matrículas no mês de março, terão as inscrições para o programa de auxílio estudantil reabertas nos próximos dias. O cronograma será em breve divulgado pelos canais de comunicação da instituição.
Atualizado em 06/03/2020
IFSULDEMINAS abre processo de seleção para o Programa Auxílio Estudantil do ano letivo de 2020
Inscrições vão até o dia 06 de março
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-reitoria de Ensino (ProEN), abre processo seletivo para o Programa Auxílio Estudantil do ano de 2020. A seleção é destinada para os alunos da instituição e tem por objetivo identificar e selecionar os estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados no ano letivo de 2020, em cursos presenciais de nível técnico e de graduação, conforme item 2 deste Edital.
Requisitos
Para se inscrever no Programa Auxílio Estudantil, o estudante deverá atender aos seguintes pré-requisitos e atentar-se aos critérios de análise que serão utilizados durante a avaliação do seu processo.
Pré-requisitos
– Estar regularmente matriculado em cursos presenciais do IFSULDEMINAS, em nível técnico ou de graduação, enturmado em disciplinas regulares do seu curso de ingresso e assistindo aulas obrigatórias presenciais;
– Realizar a Inscrição no ícone Editais Abertos, exclusivamente, no site da Instituição por meio do Sistema Auxílio Estudantil, completando o passo a passo dentro do Sistema, conforme previsto no item 5.1;
– Entregar a documentação comprobatória dentro do prazo estabelecido no Edital;
– Comparecer à entrevista com a documentação solicitada, quando convocado;
– Acompanhar e cumprir todos os prazos estabelecidos no Edital. Já os Critérios de Análises estão descritos detalhadamente no item 4.2 do Edital.
Inscrição
As inscrições vão até o dia seis de março e o candidato deverá acessar o site e seguir os seguintes passos:
I – faça login com seu CPF e com a senha gerada no acesso acadêmico;
II – caso tenha dificuldade com esse acesso, verifique seus dados cadastrados no momento da matrícula (na secretaria do seu campus);
III – após o acesso ao Sistema, clique no ícone Editais Abertos e no botão Inscrever-se; feito isso siga o passo a passo conforme descrito no item 5.1.3 do Edital.
IV – atente-se para FINALIZAR e ENVIAR sua inscrição, ao completar o registro dos dados solicitados no sistema.
V – entregue a documentação comprobatória dentro do prazo estabelecido neste edital.
Ao realizar a inscrição um número de Protocolo será gerado onde este, será usado durante todo o processo deste Edital.
Questionário Socioeconômico
O candidato deverá responder integralmente e da forma mais próxima à sua realidade socioeconômico. O questionário é disponibilizado na área de inscrição, conforme orientado no item 5.1.4 e é parte indissociável do processo de inscrição. Será avaliada a situação socioeconômica do candidato e de sua família; portanto, em conformidade com item 5.1.5, o candidato deverá apresentar cópia dos documentos, listados no anexo I, que comprovem a situação declarada no formulário.
Documentação
O candidato deverá entregar cópia legível dos documentos relacionados no anexo I conforme prazo estabelecido em edital. A documentação solicitada deverá estar em envelope lacrado com a folha do protocolo fixado do lado de fora do envelope.
No preenchimento da folha de protocolo (anexo VI), o candidato deverá atentar para a necessidade do registro, no campo destinado a essa anotação, da informação relacionada à ordem de prioridade de atendimento, seguindo as instruções descritas abaixo:
1 - Estudantes Ingressantes – Registrar: ingressante em 2020;
2 - Estudantes em situação de reingresso (estudantes com matrícula trancada que estão retornando à instituição - “destrancamento”) - Registrar: Reingresso;
3 - Estudantes não inscritos em editais anteriores (estudantes que se enquadram no público-alvo mas que, por algum motivo, não conseguiram se inscrever em editais anteriores) - Registrar: Não inscrito em nenhum edital anterior;
4 - Estudantes indeferidos em editais de revisão - Registrar: Indeferido em editais anteriores de revisão.
A entrega da documentação deverá ser feita na Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE), ou Setor de Assistência ao Educando dos campi (SAE), na Coordenadoria Pedagógica e de Assistência Estudantil (CPAE) especificamente na sala do Serviço Social ou para os Coordenadores de Unidade nos casos dos Núcleos Avançados e Polos de Rede.
Seleção
A seleção será por meio de avaliação socioeconômica, composta por três etapas distintas e eliminatórias:
1ª etapa: inscrição completa no Sistema do Auxílio Estudantil, no Edital Aberto e entrega da documentação comprobatória, conforme item 6.2.
2ª etapa: análise da inscrição no Sistema Auxílio Estudantil e dos documentos exigidos.
3ª etapa: entrevista com o candidato, se necessário, a ser realizada por assistente social do IFSULDEMINAS.
O estudante terá dois dias úteis para interpor recurso contra o resultado da segunda etapa do processo seletivo, de acordo com o cronograma no item 9 deste Edital.
Resultado
Os candidatos inscritos deverão acompanhar o Processo no Sistema do Programa Auxílio Estudantil através deste link.
Cronograma
Etapas |
Prazos |
Abertura do Edital |
19/02/2020 |
Período de Inscrições pelo site – 1ª etapa |
19/02/2020 a 06/03/2020 |
Entrega da Documentação |
19/02/2020 a 09/03/2020 |
Análise das inscrições e documentação – 2ª etapa |
20/02/2020 a 13/03/2020 |
Divulgação do resultado da 2ª etapa |
13/03/2020 |
Solicitação de recurso da 2ª etapa |
16/03/2020 e 17/03/2020 |
Análise dos recurso |
16/03/2020 a 20/03/2020 |
Divulgação do resultado 2ª etapa |
20/03/2020 |
Agendamento entrevista |
23/03/2020 |
Entrevistas - 3ª etapa |
24/03/2020 a 07/04/2020 |
Divulgação do resultado parcial |
07/04/2020 |
Solicitação de recurso da 3ª etapa |
08/04/2020 |
Análise dos recursos |
08/04/2020 a 09/04/2020 |
Resultado final da seleção |
09/04/2020 |
Entrega do Termo de Compromisso |
Após liberação no sistema até 15/04/2020 |
Redes Sociais