Edital para participação de discentes em eventos
Edital EVACT 2020 - Auxílio para participação em Eventos Acadêmicos, Científicos e Tecnológicos
Os estudantes dos cursos técnicos e de graduação presenciais do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) podem solicitar, a partir do dia 02 de janeiro e até o dia 31 de dezembro do corrente ano, auxílio para participação em eventos acadêmicos, científicos e tecnológicos de abrangência regional, nacional ou internacional para 2020. Publicado por meio da Pró-Reitoria de Ensino, o edital disponibiliza informações e normas para inscrição dos alunos e conta com valor global de R$ 250.000,00 para execução ao longo do ano.
Auxílios
O Evact é composto pelo Auxílio Inscrição e Auxílio Despesa. O estudante poderá recebê-los de forma separada ou cumulativa.
1º - Auxílio Inscrição: destinado ao ressarcimento parcial do valor pago pela inscrição no evento, solicitado mediante envio do comprovante de pagamento, e será calculado da seguinte forma:
. Para eventos nacionais /Evact Nacional: ressarcimento de 50% do valor pago na inscrição, limitado ao valor máximo de R$ 300,00;
. Para eventos internacionais/Evact Internacional: ressarcimento de 50% do valor pago na inscrição, limitado ao valor máximo de R$ 500,00.
2º - O Auxílio Despesa: destinado ao ressarcimento, ainda que parcial, dos valores gastos pelo estudante com alimentação, deslocamento e hospedagem, destinados a garantir sua participação no evento. O cálculo do Auxílio Despesa levará em consideração:
- Forma de participação no evento com ou sem apresentação de trabalho;
- Distância entre o campus do estudante e a cidade de realização do evento;
- Participação do solicitante em editais do Programa de Auxílio Estudantil do IFSULDEMINAS no ano de 2020, de acordo com anexo I do edital.
Como solicitar o Auxílio EVACT
1º Passo: Ler o edital;
2º Passo: Preencher o formulário eletrônico para pedir o auxílio, clique aqui;
3º Passo: Enviar a documentação digitalizada para o e-mail: evact.proen@ifsuldeminas.edu.br com até 20 dias de antecedência do evento.
A concessão do Auxílio Evact considerará a programação oficial do evento, que deverá ser informada pelo solicitante no formulário eletrônico e o prazo mínimo de 20 dias se aplica simultaneamente ao preenchimento do formulário eletrônico e ao envio, por e-mail, da documentação completa digitalizada.
Documentação
A documentação deverá ser digitalizada e enviada para o e-mail evact.proen@ifsuldeminas.edu.br
- Ficha de solicitação preenchida e assinada pelo solicitante e pelo coordenador do curso (anexo II);
- Cópia do comprovante de pagamento da inscrição do evento;
- Comprovante de aceitação do trabalho no evento, no caso de apresentação de trabalho;
- Autorização dos pais ou responsável (anexo III), para solicitantes menores de 18 anos;
- Cópia do documento oficial do responsável, com foto, para solicitantes menores de 18 anos;
Quanto ao pagamento do auxílio, o solicitante deve ser, obrigatoriamente, o único titular da conta a ser creditado o valor do auxílio.
Aplicação do auxílio
Para fins de concessão do auxílio, serão considerados eventos acadêmicos, científicos ou tecnológicos:
Congressos, seminários, palestras, simpósios, painéis, fóruns, conferências, jornadas, colóquios, minicursos, cursos de extensão, cursos de férias e outros eventos de finalidade acadêmica, científica ou tecnológica que, obrigatoriamente, emitam certificado ao final da participação no evento; e olimpíadas do conhecimento, competições acadêmicas, científicas ou tecnológicas.
Demais solicitações para eventos que não estejam descritos no edital serão submetidas à análise da Coordenação de Acompanhamento ao Educando, mediante justificativa do solicitante e aval do professor coordenador do curso.
Competições artísticas, culturais e esportivas serão contempladas por edital específico do IFSULDEMINAS. O prazo para solicitação de Auxílio Evact é de no mínimo 20 dias de antecedência da data do início do evento. Solicitações para eventos que ocorrerão no mês de janeiro de 2020 não precisarão respeitar o prazo de 20 dias de antecedência da data do início do evento.
Condições de participação
Cada solicitante poderá ser contemplado da seguinte forma:
- Duas concessões para eventos em território nacional, sendo pelo menos uma com apresentação de trabalho (Evact Nacional);
- Uma concessão por nível de curso (técnico ou graduação) para eventos fora do Brasil (Evact Internacional), exclusivamente para apresentação de trabalhos, mediante aceite e concedido apenas ao autor principal. Esta concessão não é acumulável para estudantes matriculados em ambos os níveis.
Resultados
O deferimento ou indeferimento será informado ao solicitante via e-mail, por meio do endereço eletrônico informado no formulário de inscrição. Ao solicitante interessado em recorrer da decisão da Coordenação, será concedido o prazo de até dois dias úteis para interposição de recurso. O solicitante apenas terá sua decisão revista se cumprir o prazo estabelecido e preencher o formulário eletrônico de recusrso . Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail evact.proen@ifsuldeminas.edu.br ou atendidas pelo telefone (35) 3449-6191.
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
28/01/2020
Redes Sociais