Resultado parcial do Edital que estimula docentes
Divulgado resultado parcial do Edital que estimula docentes a iniciarem pesquisa científica
A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPI) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) torna publico, nesta quarta-feira, dia 05 de junho, o resultado parcial do Edital 80/2019. Os candidatos têm até 6 de junho para pedir reconsideração deste resultado.
O resultado final está previsto para ser divulgado em 7 de junho e, após sua publicidade, será solicitado aos classificados, via e-mail, documentações referente aos bolsistas e coordenador(a), os quais deverão ser enviados no prazo de 15 dias corridos, e em caso do não cumprimento do prazo, o projeto será desclassificado e será chamado o próximo da lista geral.
Publicação: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.
Texto: Ascom IFSULDEMINAS/Reitoria.
Fonte: Reitoria IFSULDEMINAS.
Data: 05/06/2019.
IFSULDEMINAS lança edital para estimular docentes a iniciarem pesquisa científica
O público-alvo são servidores sem registro ou histórico de desenvolvimento de pesquisa no IFSULDEMINAS nos últimos cinco anos
A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPI) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) torna público o edital Primeiros Projetos, que visa a apoiar docentes do quadro permanente do IFSULDEMINAS sem registro ou histórico de desenvolvimento de pesquisa na instituição, por meio da concessão de recursos financeiros. O total de recursos alocados neste edital são da ordem de R$ 50.000,00, que serão utilizados para o pagamento de bolsas de iniciação científica e/ou ao desenvolvimento tecnológico e/ou de inovação, nas modalidades superior, subsequente e técnico; e aquisição de material de custeio para o desenvolvimento da pesquisa; cujo valor máximo será de R$ 2.000,00 por projeto.
Inscrições
O período de inscrições vai de 15 de abril a 15 de maio de 2019. Os projetos deverão ser submetidos via GPPEX por meio do link: https://gppex.ifsuldeminas.edu.br/index.php/login. Será admitida a inscrição de somente 1 (uma) proposta por proponente.
Documentação exigida para inscrição
Os documentos a seguir deverão ser anexados ao GPPEX em uma pasta compactada (.zip ou .rar):
- Projeto com Plano de trabalho do(s) bolsista(s) em formato (.doc, .pdf ou .odt);
- Planilha orçamentária dos recursos de custeio e orçamento para cada item da planilha. Caso se tenha item de despesa de informática, deve-se, também, anexar a justificativa de Necessidade de Aquisição de Solução de TIC;
- Termo de viabilidade técnica;
- Cópia do histórico escolar/boletim do aluno emitido pelo IFSULDEMINAS (.pdf) e último CORA (Coeficiente de Rendimento do Aluno), se aluno do ensino superior;
- Atestado do NIPE.
A falta de quaisquer documentos listados neste item implicará no imediato indeferimento da solicitação sem a apreciação do mérito do projeto.
Requisitos do projetos
- deve, necessariamente, ter características de Iniciação Científica e não deve ter caráter de estágio, simples coleta de dados ou projeto de extensão;
- se envolver experimentação com animais, seres humanos ou patrimônio genético e conhecimento tradicional associado, deverá estar em conformidade com a legislação pertinente;
- apresentar viabilidade técnica;
- e deve ter no mínimo 5 (cinco) e no máximo 12 (doze) páginas (incluído o plano de trabalho), em formato A4 (210 x 297 mm), com fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,5 cm entre linhas e as margens deverão ser, em todas as dimensões, de 2,5 cm. O plano de trabalho deverá, obrigatoriamente, ser inserido no projeto e deve ser detalhado e individualizado para cada bolsista, conforme modelo.
Os projetos que não atenderem aos critérios descritos serão automaticamente desclassificados.
Requisitos e obrigações dos participantes
Quanto ao proponente/orientador(a):
- ser servidor do IFSULDEMINAS;
- possuir Currículo Lattes atualizado em um período de três (3) meses anteriores à data de lançamento do presente edital, até a data do seu encerramento;
- não possuir pendência de natureza financeira e/ou técnica do(a) proponente junto às agências de fomento – Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e/ou Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e/ou com o Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) e/ou Grupo de Estudos Avançado em Pesquisa e Extensão (GEAPE) e/ou PPPI do IFSULDEMINAS;
- disponibilizar, pelo menos, 2 (duas) horas por semana à orientação do aluno de Iniciação Científica.
A relação completa pode ser conferida no item 4.1 do presente edital.
Quanto ao aluno:
- estar regularmente matriculado no IFSULDEMINAS nos cursos ofertados pelo campus;
- possuir Currículo Lattes atualizado em um período de três (3) meses anteriores à data de lançamento do presente edital, até a data do seu encerramento;
- ter destacado desempenho escolar, preferencialmente que não tenha perdido média em nenhuma disciplina, e desempenho médio igual ou superior a 7 pontos;
- não acumular bolsas, nem ter vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa; sendo que o recebimento de auxílio estudantil não impede o recebimento de bolsa de Iniciação Científica.
A relação completa pode ser conferida no item 4.2 do presente edital.
Processo seletivo
O Comitê Institucional de Iniciação Científica (interno e/ou externo) de professores será responsável pela avaliação dos projetos, sendo cada projeto avaliado duplamente. Para tanto, são estabelecidas as seguintes etapas:
- Etapa 1: Homologação das inscrições – ELIMINATÓRIO. Esta etapa consistirá na análise do cumprimento dos requisitos para a participação e envio dos documentos previsto no edital. O resultado desta etapa é terminativo, não cabendo recurso.
- Etapa 2: Avaliação do projeto de pesquisa – CLASSIFICATÓRIO. A seleção consiste no julgamento do mérito do projeto e a classificação dos projetos dar-se-á em ordem decrescente de pontuação.
Cronograma
Etapas | Período |
Inscrição | 15 de abril a 15 de maio de 2019 |
Homologação das inscrições | até 20 de maio de 2019 |
Divulgação do resultado parcial | 05 de junho de 2019 |
Pedidos de reconsideração | 06 de junho de 2019 |
Resultado dos pedidos de reconsideração | 07 de junho de 2019 |
Divulgação do resultado final | 07 de junho de 2019 |
Entrega de documentos | até 15 dias após a publicação dos aprovados |
Vigência do edital/bolsas | julho de 2019 a junho de 2020 |
Entrega do relatório parcial – via GPPEX | dezembro de 2019 |
Entrega do relatório Final – via GPPEX | maio de 2020 |
Publicação: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.
Texto: Ascom IFSULDEMINAS/Reitoria.
Fonte: Reitoria IFSULDEMINAS.
Data: 09/04/2019.
Redes Sociais